Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

México recusa autorizações de trânsito a mil pessoas de 10 países

As autoridades mexicanas negaram sexta-feira a emissão de autorizações de trânsito a mil migrantes provenientes de uma dezena de países, que estão bloqueados em Tapachula, na fronteira com a Guatemala.

México recusa autorizações de trânsito a mil pessoas de 10 países
Notícias ao Minuto

06:53 - 26/11/22 por Lusa

Mundo Migrações

Os migrantes estão reunidos nas proximidades do módulo de atendimento provisório, instalado a sul de Tapachula, onde consultam os múltiplos formatos migratórios que o governo mexicano está a disponibilizar.

Contudo, as autoridades mexicanas não vão agora passar documentos que permitam a passagem pelo pelo México, oferecendo em alternativa a permanência no Estado mexicano de Chiapas, fronteiriço com a Guatemala.

A Fórmula Migratória Múltipla (FMM) que o governo do México emite tem uma vigência de 30 dias e é exclusiva para Chiapas, o que impede a progressão para norte.

Por outro lado, os migrantes que se podem candidatar a receber um documento destes são os provenientes de Venezuela, África, Haiti e Nicarágua.

O que está a acontecer em Tapachula reflete um fluxo migratório recorde destinado aos EUA, cujos serviços fronteiriços detiveram no ano orçamental de 2022 (01 de outubro -- 30 de setembro) um número inédito de 2,76 milhões de pessoas sem documentos.

O governo mexicanos foi criticado por ter destacado cerca de 30 mil militares para gerir o fluxo migratório nas fronteiras norte e sul.

Leia Também: México. Apreendidos 2 mil comprimidos de fentanil escondidos em pães

Recomendados para si

;
Campo obrigatório