México recusa autorizações de trânsito a mil pessoas de 10 países
As autoridades mexicanas negaram sexta-feira a emissão de autorizações de trânsito a mil migrantes provenientes de uma dezena de países, que estão bloqueados em Tapachula, na fronteira com a Guatemala.

© Getty Images

Mundo Migrações
Os migrantes estão reunidos nas proximidades do módulo de atendimento provisório, instalado a sul de Tapachula, onde consultam os múltiplos formatos migratórios que o governo mexicano está a disponibilizar.
Contudo, as autoridades mexicanas não vão agora passar documentos que permitam a passagem pelo pelo México, oferecendo em alternativa a permanência no Estado mexicano de Chiapas, fronteiriço com a Guatemala.
A Fórmula Migratória Múltipla (FMM) que o governo do México emite tem uma vigência de 30 dias e é exclusiva para Chiapas, o que impede a progressão para norte.
Por outro lado, os migrantes que se podem candidatar a receber um documento destes são os provenientes de Venezuela, África, Haiti e Nicarágua.
O que está a acontecer em Tapachula reflete um fluxo migratório recorde destinado aos EUA, cujos serviços fronteiriços detiveram no ano orçamental de 2022 (01 de outubro -- 30 de setembro) um número inédito de 2,76 milhões de pessoas sem documentos.
O governo mexicanos foi criticado por ter destacado cerca de 30 mil militares para gerir o fluxo migratório nas fronteiras norte e sul.
Leia Também: México. Apreendidos 2 mil comprimidos de fentanil escondidos em pães
Comentários
Regras de conduta dos comentários