Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

México acolhe cimeira com EUA e Canadá em janeiro

O Presidente mexicano, López Obrador, anunciou esta sexta-feira que o México vai receber uma cimeira de líderes da América do Norte em janeiro, que contará com a presença dos homólogos dos EUA, Joe Biden, e Canadá, Justin Trudeau.

México acolhe cimeira com EUA e Canadá em janeiro
Notícias ao Minuto

06:38 - 26/11/22 por Lusa

Mundo presidente

O governante mexicano explicou durante uma conferência de imprensa que Joe Biden estará no México em 09 e 10 de janeiro, para a reunião a três, que decorrerá na capital e que contará também com encontro bilaterais.

Inicialmente, Andrés Manuel López Obrador sugeriu que este encontro decorresse em dezembro, noticiou a agência Europa Press.

López Obrador prometeu também que serão divulgados mais detalhes sobre esta cimeira nas próximas semanas.

Nem a Casa Branca nem os funcionários do Governo canadiano confirmaram oficialmente a sua presença dos respetivos chefes de Estado no encontro, noticiou a agência Associated Press (AP).

Caso aconteça, esta será a primeira visita do chefe de Estado norte-americano ao México, depois de Biden ter recebido o homólogo mexicano na Casa Branca em julho.

Nos últimos meses, vários altos funcionários dos EUA visitaram o país vizinho, incluindo o secretário de Estado, Antony Blinken.

A última cimeira tripartida entre estes três países norte-americanos aconteceu em novembro de 2021, já com Biden como Presidente dos Estados Unidos.

López Obrador, por outro lado, nunca atuou como anfitrião, já que a última vez que decorreu um encontro deste tipo no México, era Enrique Peña Nieto que estava no comando do país.

Habitualmente, estes encontros concentram-se em questões de imigração, segurança e economia.

No entanto, este ano, norte-americanos e canadianos deram início a um processo de disputa comercial contra o México, uma etapa que antecede a apresentação de uma reclamação comercial, sobre a política de López Obrador para favorecer a estatal mexicana de energia.

Ambos os países defendem que favorecer uma empresa doméstica em detrimento de empresas norte-americanas e canadianas viola o acordo de livre comércio EUA-México Canadá, ou USMCA.

O procedimento norte-americano faz parte do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), em vigor desde julho de 2021, substituindo o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA, na sigla em inglês) de 1994.

Leia Também: EUA e Canadá enviam "equipamento de segurança" para o Haiti

Recomendados para si

;
Campo obrigatório