Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

'Feito para o lixo'. Ativistas protestam contra a Black Friday em Madrid

Veja as imagens.

Notícias ao Minuto

20:18 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Ativistas da Greenpeace España manifestaram-se, na quinta-feira, contra a Black Friday, criando quatro montanhas de resíduos no centro de Madrid, em Espanha.

Sob o mote ‘Feito para o lixo’, os ativistas denunciaram o “disparate da Black Friday” e o “hiperconsumo alimentando por empresas sem escrúpulos”, que multiplica em “seis vezes as emissões de CO2 em zonas comerciais”.

Segundo a entidade, "só as devoluções do comércio eletrónico nos Estados Unidos emitem 15 milhões de toneladas de CO2”.

Nessa linha, defendeu, através das redes sociais, que este modelo de “’feito para o lixo’ é letal para o planeta e para as pessoas”, servindo apenas para “enriquecer as grandes empresas”.

A organização apontou ainda que as montanhas representam “o desperdício habitual gerado pelas empresas em dias como a Black Friday”, notando que, a "cada ano, cerca de 990 mil toneladas de têxteis acabam em aterros".

“Que não te enganem. Isto não te vai ajudar a trocar de máquina de lavar estragada, vai convencer-te a comprar mais umas calças, quando já tens seis iguais no armário. Não é o que consomes, é o que te está a consumir”, acusaram os ativistas.

Leia Também: Vai à Black Friday? PSP dá conselhos "em tempos de promoções"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório