Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Veículos mais poluentes vão ter de pagar para entrar na Grande Londres

Taxação a veículos mais poluentes vai-se estender a toda a Área Metropolitana da capital britânica.

Veículos mais poluentes vão ter de pagar para entrar na Grande Londres
Notícias ao Minuto

20:08 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Londres

O presidente da Câmara Municipal de Londres, Sadiq Khan, anunciou esta sexta-feira que os veículos mais poluentes vão ter de pagar uma taxa para entrar em toda a área metropolitana da capital britânica.

A zona de emissão ultrabaixa (ULEZ) - introduzida em 2019, inicialmente na região central de Londres - será expandida além das suas fronteiras atuais a partir de 29 de agosto, de forma a abranger a totalidade dos nove milhões de residentes da Grande Londres.

Sadiq Khan anunciou, em paralelo, uma extensão dos serviços de transportes públicos na periferia de Londres, argumentando que a poluição do ar causada por veículos mais antigos está a deixar os londrinos "doentes do berço ao túmulo".

A ULEZ já provou ser "transformadora", assegurou o autarca, argumentando que a sua extensão significará que "mais cinco milhões de pessoas poderão respirar um ar mais limpo e viver vidas mais saudáveis".

Desde a sua implementação, em abril de 2019, a abrangência da ULEZ já foi aumentada, em outubro de 2021, passando a envolver um total de cerca de 3,8 milhões de pessoas.

Para além de determinados veículos que estão isentos, os motoristas que entram na zona devem pagar uma taxa diária de 14,50 euros. Os carros a gasolina registados pela primeira vez após 2005 e os carros a diesel após setembro de 2015 geralmente estão dentro dos padrões ULEZ para emissões de óxido de carbono, e são isentos.

Leia Também: Londres e Joanesburgo vão promover projetos de hidrogénio verde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório