Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Alemanha e França prometem ajudar a Ucrânia até ao fim do conflito

A Alemanha e a França comprometeram-se hoje a apoiar a Ucrânia até ao fim do conflito desencadeado pela invasão russa, numa declaração feita pelos respetivos chefes de Governo após uma reunião em Berlim.

Alemanha e França prometem ajudar a Ucrânia até ao fim do conflito
Notícias ao Minuto

17:02 - 25/11/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Desde o primeiro dia desta brutal guerra, os nossos dois países têm dado um apoio inabalável à Ucrânia... estamos, chanceler, totalmente alinhados: continuaremos a fazê-lo, apoiaremos a Ucrânia até ao fim deste conflito", disse a primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, acrescentou que "a Rússia deve pôr fim a esta guerra e retirar as suas tropas imediatamente".

"A política russa de terror através de bombas contra infraestruturas civis na Ucrânia tem de acabar", sublinhou o chefe do Governo alemão.

Olaf Scholz indicou que a Alemanha e a França estão a trabalhar para ajudar a Ucrânia a "reconstruir as suas infraestruturas energéticas", parcialmente destruídas.

Enfrentando já temperaturas próximas de zero, quase metade dos residentes de Kyiv continuavam sem eletricidade hoje, dois dias depois dos ataques russos terem voltado a visar infraestruturas críticas.

A estratégia de Moscovo de bombardear instalações energéticas, seguida desde outubro num cenário de recuos militares, constitui "crime de guerra" para os aliados ocidentais da Ucrânia e foi qualificada como um "crime contra a humanidade" pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Leia Também: Num país às escuras, ucranianos usam lanternas do telemóvel em barbearia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório