Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Putin é um produto do ressentimento". As frases da semana

Fique a par de uma seleção de frases que marcaram os últimos oito dias, tanto em Portugal como além fronteiras.

"Putin é um produto do ressentimento". As frases da semana
Notícias ao Minuto

16:34 - 25/11/22 por Lusa

Mundo Frases da semana

Entre as muitas frases que marcaram a agenda mediática da última semana, consulte aqui as principais: 

"A nossa responsabilidade é que possamos utilizar cada cêntimo [do Plano de Recuperação e Resiliência] com toda a transparência, toda a responsabilidade e com a máxima eficiência de que cada cêntimo aplicado se transforma mesmo naquilo que são os objetivos fixados, neste caso, vencer a exclusão, combater a pobreza, e termos comunidades com maior coesão social."

António Costa, primeiro-ministro, 18-11-2022

"Vim aprender com o primeiro-ministro, António Costa, porque eles inventaram uma tal de 'geringonça' que, ao que a gente sabia, ganhou as eleições. Depois, consertou a economia portuguesa. Depois, eu vi a notícia de que ele ia perder, que não estava dando certo. E o que aconteceu foi que ele sozinho ganhou e fez maioria."

Lula da Silva, Presidente eleito do Brasil, em visita a Portugal, 18-11-2022

"Hoje sinto-me catari, sinto-me árabe, hoje sinto-me africano, hoje sinto-me gay, hoje sinto-me incapacitado, hoje sinto-me como um trabalhador migrante."

Gianni Infantino, presidente da FIFA, em conferência de imprensa, citado pela agência France Presse, na véspera de arrancar o Mundial2022 de futebol no Qatar, 19-11-2022

"Independentemente das divergências que temos, eu acho que o Presidente da República tem procurado cumprir as obrigações constitucionais que lhe estão consagradas, num estilo muito próprio, que às vezes até pode criar embaraços."

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, TSF/Jornal de Notícias, 20-11-2022

"Cadeira de sonho? Sou benfiquista dos pés à cabeça. Por todo o trajeto que fiz no clube, não escondo que sonhava um dia ser presidente do Benfica, mas não nestas condições. Precipitou-se tudo da forma que conhecem e a única coisa que fiz foi não recuar nem me esconder naquele momento. O Benfica é um gigante. Por muito que faças, há milhentas coisas para realizar."

Rui Costa, presidente do Benfica, 20-11-2022

"Este Governo e este primeiro-ministro têm uma característica: a palavra dada não é uma palavra honrada."

Luís Montenegro, presidente do PSD, 20-11-2022

"Isso não é verdade [ter agido nas costas do Banco de Portugal no caso do Banif]. Tinha outra ideia de como se consegue tratar a verdade."

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, CNN Portugal, 21-11-2022

"Os iranianos estão a considerar perturbar o Mundial do Qatar. A única coisa que os impede é uma possível reação do Qatar."

Aharon Haliva, chefe dos serviços de informação militar de Israel, 21-11-2022

"Nos últimos dias, sobrevoamos os terroristas [de posições curdas no norte da Síria e do Iraque] com o apoio da nossa Força Aérea, dos nossos 'drones' [aeronaves não tripuladas]. Se Deus quiser, vamos eliminá-los em breve com os nossos soldados, armas e tanques."

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia, 22-11-2022

"Em democracia, o protesto é sempre certo, desde que respeite os direitos dos outros, desde que não seja um protesto que colida com direitos fundamentais dos outros, que se baseia na aceitação da diferença, é da essência da democracia."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, num com alunos dos 10.º e 12.º anos da Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, após ser questionado sobre o protesto que jovens ativistas promoveram este mês e que passou pela ocupação de escolas secundárias e faculdades em Lisboa a apelar à preservação do planeta, 22-11-2022

"Cristiano Ronaldo vai deixar o Manchester United, por acordo mútuo, com efeitos imediatos. O clube agradece-lhe a sua imensa contribuição ao longo de duas passagens por Old Trafford, com 145 golos em 346 jogos, e deseja-lhe, e à sua família, tudo de bom para o futuro."

Comunicado do Manchester United, 22-11-2022

"Eu amo o Manchester United e amo os adeptos, isso nunca vai mudar. Contudo, parece ser o tempo certo para procurar um novo desafio. Desejo todo o sucesso à equipa para o resto da época e para o futuro."

Cristiano Ronaldo, futebolista do Manchester United, 22-11-2022

"Tanto a Rússia como Cuba estão submetidas a sanções, cuja origem vem do mesmo inimigo, o império ianque, que tem manipulado uma parte importante do mundo."

Miguel Diaz-Canel, Presidente cubano, no início de uma reunião com Vladimir Putin, 22-11-2022

"Todos nós devemos estar preparados para qualquer cenário, considerando o que os terroristas estão a lutar contra o nosso povo e o que estão a tentar fazer."

Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, 22-11-2022

"Ação de [Jair] Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral é chicana que tem de ser punida como litigância de má-fé. Chega de catimba´, de irresponsabilidade, de insultos às instituições e à democracia. A eleição foi decidida no voto e o Brasil precisa de paz para construir um futuro melhor."

Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores, sobre o pedido apresentado pelo partido do atual presidente, Jair Bolsonaro, para que os tribunais anulassem as eleições, 23-11-2022

"Já é tempo de abandonar a política de suspeições. Neste país, existem instituições. Usem as instituições judiciais caso tenham dados ou elementos que indiciem prática de crimes de infidelidade, peculato, participação ilícita em negócios, corrupção ou outros tipificados por lei."

Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, durante o debate mensal no parlamento, 23-11-2022

"A inflação, por vezes, de forma silenciosa, vai promovendo a intrusão nas almofadas financeiras, da poupança das famílias, das empresas. Instala-se como um sintoma de algo que não está bem no nosso sistema económico e só pode ser combatido se for feito de forma conjunta e coordenada, e é essa a mensagem que queremos passar e é esse o grande objetivo da política monetária para os próximos tempos."

Mário Centeno, 23-11-2022

"Numa democracia evoluída (...), a confirmar-se que um primeiro-ministro tenha interferido nos poderes de uma autoridade independente, isso poderia ser razão suficiente para colocar em causa a continuação das suas funções."

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro e ex-dirigente do PSD, Público/Rádio Renascença, 24-11-2022

"Tecnicamente ainda estamos em pandemia, apesar de os números de circulação do vírus terem recuado, e aguardamos dados mais atualizados, mas estamos cientes de que a situação na Europa está controlada, o que não acontece noutras regiões do mundo. É preciso que as pessoas se vacinem e revacinem."

Steffen Thirstrup, médico chefe da Agência Europeia para os Medicamentos (EMA, na sigla inglesa), 24-11-2022

"Direitos humanos são direitos sociais, direitos económicos, direitos políticos, mas também direitos individuais, e isso é tão importante. O direito de acesso à educação é vital, faz a diferença. Quando falamos de uma educação de qualidade e inclusiva, falamos do futuro numa visão de longo prazo."

Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa com o Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, sobre educação, iniciativa organizada pela fundação Education For All em conjunto com as Nações Unidas, 24-11-2022

"[Vladimir] Putin é um produto do ressentimento, porque tem saudades do tempo em que a sua nação era uma das duas grandes potências mundiais."

Durão Barroso, antigo presidente da Comissão Europeia, 24-11-2022

"Se não recuperamos uma parte do espírito da 'geringonça', deixando agora de lado de quem são as culpas de ele se ter perdido, os riscos políticos, que veremos crescer nos próximos anos, e que já se estão ali a manifestar, serão muito grandes."

Rui Tavares, deputado único do Livre, 25-11-2022

"Este é um governo sem coordenação política, paralisado por casos e escândalos. Escândalos que se sucedem a um ritmo quase semanal, e que são cada vez mais graves. Cada novo caso é pior que o anterior. E atingem a autoridade direta do primeiro-ministro."

Joaquim Miranda Sarmento, líder parlamentar do PSD, 25-11-2022

"Onde nós defendemos igual liberdade para todos, e por isso impostos progressivos e serviços públicos universais, a direita promete revoluções fiscais que protegem alguns e desprotegem a maioria."

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, momentos antes da votação final global da proposta de Orçamento do Estado para 2023, 25-11-2022

"Portugal, em vez de estar a caminho do pelotão da frente, está numa posição de carro vassoura da Europa e a ser ciclicamente ultrapassado."

Luís Montenegro, líder do PSD, 25-11-2022

Leia Também: Putin diz a mães de soldados mortos para não acreditarem em 'fake news'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório