Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Industrialização é a melhor maneira de transformar economias, diz UNECA

O secretário-executivo interino da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) disse hoje, na véspera da cimeira da União Africana, que a industrialização é o melhor canal para a transformação estrutural das economias.

Industrialização é a melhor maneira de transformar economias, diz UNECA
Notícias ao Minuto

20:30 - 24/11/22 por Lusa

Mundo UNECA

"Transformar as estruturas económicas é um dos cinco pontos estratégicos para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável diretamente alinhados com a industrialização inclusiva e sustentável", disse António Pedro, num debate à margem da cimeira da União Africana (UA), que termina sexta-feira em Niamey, no Níger.

"A transformação estrutural continua a ser um dos principais desafios para os países do Sahel, e a industrialização é o principal canal para o alcançar", defendeu.

O responsável salientou que oito dos 15 países que compõem a região do África Ocidental estão no Sahel e dados os desafios que enfrentam, "é extremamente importante que se invista na industrialização para mudar a narrativa desta parte do continente, que hoje é sinónimo de conflitos e necessidades humanitárias".

A cimeira da UA reúne os chefes de Estado e de Governo do continente, e tem como tema "A Industrialização de África: Empenho Renovado para uma Industrialização Inclusiva e Sustentável e Diversificação Económica".

A cimeira de alto nível convocado no âmbito da Semana da Industrialização Africana deverá adotar uma declaração vincando a importância da industrialização e da transformação económica do continente e sobre como fazer progressos nestas áreas.

No âmbito da cimeira, haverá também uma sessão extraordinária do secretariado do Acordo de Livre Comércio Continental Africano (AFCFTA, na sigla em inglês) que deverá lançar novas ferramentas de operacionalização do acordo e adotar a segunda fase deste acordo que promete transformar as trocas comerciais entre os países africanos.

Leia Também: "Temos de passar de demonstrar o que é possível", diz UNECA na COP27

Recomendados para si

;
Campo obrigatório