Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Orbán confirma apoio à adesão da Finlândia e da Suécia à NATO

O líder húngaro anunciou que o parlamento do país vai ratificar o pedido de adesão destes dois países bálticos no início do próximo ano.

Orbán confirma apoio à adesão da Finlândia e da Suécia à NATO
Notícias ao Minuto

16:46 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, afirmou, esta quinta-feira, que o parlamento do país vai ratificar a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO no início do próximo ano.

Num briefing após uma reunião do Grupo Visegrad, na Eslováquia, Orbán disse que o seu executivo já decidiu que vai apoiar a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, e que o parlamento do país vai definir esse item na sua agenda, logo na primeira sessão do próximo ano.

"A Hungria certamente dará o seu apoio à adesão [da Finlândia e da Suécia]. Depois que o governo o faça, também o parlamento o fará", disse Orbán, citado pela agência Reuters.

Até agora, a Hungria e a Turquia são os únicos membros da aliança do Atlântico Norte que ainda não aprovaram a adesão. O parlamento húngaro normalmente reúne em meados de fevereiro.

A Finlândia e a Suécia oficializaram o pedido de adesão à NATO em maio deste ano, após a escalada de violência na invasão russa da Ucrânia. Na semana passada, Orbán já tinha anunciado que a Hungria ratificaria o pedido ainda antes da Turquia.

Budapeste tem sido criticada pela sua posição perante o conflito armado na Ucrânia, contando-se críticas de Viktor Orbán ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que acusou de dar "um mau exemplo" ao acusar os russos de estar por trás da queda de um míssil na Polónia, que resultou em dois mortos, e cuja origem não foi descoberta.

Leia Também: Ministro húngaro visita Rússia pela segunda vez em seis semanas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório