Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ministra francesa insta seleção a contornar proibição da braçadeira

Oudea Castera espera que a seleção encontre espaço para abordar o tema.

Ministra francesa insta seleção a contornar proibição da braçadeira
Notícias ao Minuto

13:29 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Mundial 2022

A ministra do desporto francês exortou, esta quinta-feira, a seleção nacional de futebol a fazer-se ouvir no que toca à ameaça de sanções da FIFA para quem use a braçadeira 'OneLove', avança a Reuters.

Recorde-se que na quarta-feira, todos os jogadores da Alemanha colocaram as mãos sobre a boca antes do início do jogo, como resposta à FIFA, que ameaçou sete seleções europeias com sanções se usassem a braçadeira que simboliza a diversidade e a tolerância.

A França não está entre as sete equipas mas o presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noel Le Graet, disse já que "seguirá as diretrizes da FIFA".

"Acho que a decisão de proibir a braçadeira 'One Love' será discutida por um tempo. Se eu gostaria que houvesse espaço para liberdade total? A resposta é claramente sim", disse Amelie Oudea Castera, ministra do desporto francês, ao canal público de TV Public Senat.

"Ainda há espaços de liberdade onde a nossa equipa francesa pode continuar a expressar o seu compromisso com os direitos humanos? A resposta é sim. Os alemães estão a demonstrar isso."

Enquanto os jogadores e o técnico Didier Deschamps disseram que estavam apenas a seguir ordens, Oudea Castera espera que as coisas mudem.

"Ainda há semanas pela frente em que eles podem ser livres para se expressar, para usar esses espaços de liberdade para levar as suas mensagens", disse ainda.

"Eles também têm esses valores. Eles pertencem a um país que mantém esses valores altos e é importante que eles os representem", cita a Reuters. 

Por sua vez, questionado sobre se usaria a braçadeira antes do jogo de abertura da França contra a Austrália, o capitão Hugo Lloris respondeu que é a FIFA quem "organiza a competição e define uma estrutura e regras".

Leia Também: Ministra belga (também) usa braçadeira proibida durante o Mundial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório