Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

Sistema de distribuição de eletricidade quase reposto na Moldova

A Moldova restabeleceu praticamente a totalidade do sistema de distribuição de eletricidade no país após o apagão que terá sido provocado pelos bombardeamentos russos contra uma infraestrutura energética na Ucrânia.

Sistema de distribuição de eletricidade quase reposto na Moldova

De acordo com a empresa distribuidora da Moldova, Premier Energy, falta resolver a situação de cerca de 10 mil consumidores do país que faz fronteira com a Ucrânia. 

Citada pelo jornal moldavo Replica, a empresa, às 08:00 (06:00 em Lisboa) refere que mais de 850 mil clientes no centro e no sul da Moldova voltaram a ter energia elétrica em casa.

As más condições meteorológicas, marcadas pela chuva e ventos fortes também agravaram a situação e, por isso, de acordo com a empresa de distribuição, cerca de 10 mil consumidores ainda continuam sem luz elétrica. 

"Entendemos o mal-estar pela falta de energia a que os consumidores estão sujeitos. Reiteramos que esta situação complicada foi provocada pelos bombardeamentos no país vizinho (Ucrânia), cujo sistema elétrico está conectado com o nosso", disse a Premier Energy.

Na quarta-feira, as forças russas fizeram um ataque contra o sistema de energia da Ucrânia com 67 mísseis de cruzeiro e 10 'drones', aparelhos voadores não tripulados.

Apesar da Força Aérea da Ucrânia ter derrubado, segundo afirmou Kiev, 51 foguetes de artilharia e cinco 'drones', o impacto dos restantes projéteis provocou um novo apagão na Ucrânia que afetaram a Moldova, país habitado por 2,6 milhões de habitantes. 

Tratou-se da segunda vez que a República da Moldova, ex-república soviética, é afetada pelos cortes de energia provocados pelos bombardeamentos russos na Ucrânia.

No passado dia 15 de novembro, registou-se o maior apagão de sempre.

Leia Também: Presidente moldava receia envolvimento da Rússia na instabilidade no país

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório