Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Lula planeia proibir ou tributar armas quando assumir o cargo em janeiro

De acordo com o senador Flávio Dino, a liderança de Lula da Silva pretende reverter uma série de ordens executivas do presidente cessante Jair Bolsonaro que enfraqueceram as restrições de armas e causaram um aumento acentuado no número de proprietários de armas no Brasil.

Lula planeia proibir ou tributar armas quando assumir o cargo em janeiro
Notícias ao Minuto

08:48 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

O governo brasileiro, dirigido por Lula da Silva, vai revogar decretos do antigo governo, liderado por Jair Bolsonaro, que facilitaram o acesso a armas de fogo e está a considerar proibir ou tributar pistolas quando assumir o cargo de Presidente da República em janeiro, avançou um assessor de Lula nesta quarta-feira.

O coordenador do grupo de trabalho de Justiça e Segurança Pública (Senado) do governo de transição de Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores), Flávio Dino, referiu, citado pela Reuters, que a próxima liderança pretende reverter uma série de ordens executivas de Bolsonaro que enfraqueceram as restrições de armas e causaram um aumento acentuado no número de proprietários de armas no país.

"A revogação vai acontecer... Agora, em relação a armas. Hoje existem duas ideias, uma que vai na direção mais rápida, que é dizer que é ilegal e pronto", destacou Dino. A outra alternativa é encurtar o prazo de registo das armas de fogo para um ano, "com o objetivo de criar uma tributação mais dura e rigorosa", acrescentou.

No governo de Bolsonaro, os brasileiros podiam registar-se como colecionadores, atiradores desportivos e caçadores, conhecidos como CACs, o que lhes permite possuir uma variedade de modelos de armas, incluindo armamento pesado anteriormente legal apenas para a polícia e forças militares.

Desde 2018, o número de CACs registados no Brasil aumentou 187%, para cerca de um milhão de pessoas, segundo o Sou da Paz.

Leia Também: Candidata presidencial critica apelo ao uso de armas no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório