Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Zelensky denuncia à ONU "crime contra a humanidade"

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, denunciou hoje à ONU o ataque da Rússia à infraestrutura energética do país, o que classificou como um "crime contra a humanidade".

Zelensky denuncia à ONU "crime contra a humanidade"
Notícias ao Minuto

23:09 - 23/11/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Com temperaturas abaixo de zero, vários milhões de pessoas sem abastecimento de energia, sem aquecimento e sem água, trata-se, obviamente, de um crime contra a humanidade", afirmou Zelensky, que falava, por vídeo, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, no âmbito de uma reunião de emergência que o próprio solicitou.

Novos ataques russos na Ucrânia fizeram 30 vítimas civis, entre mortos e feridos, e deixaram hoje milhões de pessoas sem eletricidade, acesso a água e aquecimento, quando se registam já temperaturas negativas nalgumas regiões, segundo as Nações Unidas.

Um balanço feito pelo Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) indica que a escalada de ataques deixou completamente sem eletricidade regiões como Lviv, no oeste, Zaporíjia (Zaporizhzhya) e Odessa, no sul, e Chernihiv, no norte.

Os apagões estão também a afetar grandes partes das regiões centrais de Vinnytsya e Dnipro, Khmelnitsk, mais a oeste, Kharkiv e Sumi no nordeste, Mykolaiv no sul e a capital, Kyiv.

Os ataques atingiram, além de infraestruturas, edifícios residenciais em Kiev e nas cidades de Chabany e Vyshhorod, nos arredores da capital, e as autoridades confirmaram que pelo menos 30 civis foram mortos ou feridos nas três localidades.

Leia Também: Ucrânia vai pedir reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório