Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Polémica no parlamento espanhol com ataque machista a deputada

A ministra da Igualdade, Irene Montero, acabou a chorar após as declarações de Carla Toscano.

Polémica no parlamento espanhol com ataque machista a deputada
Notícias ao Minuto

21:29 - 23/11/22 por Marta Amorim

Mundo Espanha

A deputada do Vox, Carla Toscano, causou momentos de alvoroço no plenário do Congresso espanhol ao afirmar que o único mérito da ministra da Igualdade, Irene Montero, é "ter estudado a fundo" Pablo Iglesias, seu companheiro e fundador do Podemos.

No debate sobre os Orçamentos do Ministério da Igualdade, Toscano censurou as críticas de Irene Montero  após a polémica sobre a lei "só sim é sim", cuja reforma alterou as penas de condenados por violação.  

“Ele ousou insultar todo o judiciário. 'É preciso lata' para insultar profissionais que passaram anos da vida a estudar Direito quando o único mérito que tem é ter estudado a fundo Pablo Iglesias ”, disse Toscano, referindo-se ao casal.

Estas palavras foram muito aplaudidas pelo restante dos deputados de extrema-direita, alguns dos quais até riram, mas a reação dos restantes partidos foi bem diferente. 

Os parlamentares do Podemos começaram a gritar "vergonha" e a sessão parou por alguns instantes, enquanto o rosto de Montero mostrava a sua raiva pelo que acabara de ouvir.

Mais tarde, a chefe da Igualdade tomou a palavra da sua cadeira e pediu à presidência do Congresso que incorporasse à sessão diária "a violência política que está a ser exercida neste momento na sede da soberania popular". "Assim não é apagado. Para que depois de mim não venha ninguém. Para que todos se lembrem da violência política e de quem a exerce. E também para que se saiba que nós feministas e democratas somos mais e vamos acabar com esse bando de fascistas ”, declarou.

De pé, os deputados dos partidos de esquerda aplaudiram Montero, que agradeceu as expressões de carinho retribuindo os aplausos enquanto tentava conter as lágrimas.


 
Leia Também: Detido homem por bater em filha para a obrigar a casar em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório