Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: EUA prolongam isenção de tarifas para vários produtos chineses

Os Estados Unidos anunciaram hoje um novo prolongamento de três meses na isenção de tarifas para uma série de produtos chineses considerados úteis no combate à pandemia de covid-19.

Covid-19: EUA prolongam isenção de tarifas para vários produtos chineses
Notícias ao Minuto

19:19 - 23/11/22 por Lusa

Mundo EUA

A decisão permite prolongar até 28 de fevereiro a isenção nas tarifas punitivas já em vigor e que deveria terminar em 30 de novembro.

A lista abrange 81 produtos que beneficiam desta isenção desde finais de dezembro de 2020, indicou em comunicado o gabinete da representante para o comércio na Casa Branca.

"À luz dos esforços contínuos para combater a covid-19, a representante para o comércio determinou que é necessária uma prorrogação de três meses", refere o comunicado.

Em 2018, a administração norte-americana liderada por Donald Trump, denunciando práticas comerciais "desleais" da parte de Pequim, que levaram a um enorme défice comercial, impôs taxas alfandegárias a uma série de produtos chineses representando o equivalente a 350 mil milhões de dólares de importações anuais norte-americanas.

Foram concedidas algumas isenções, que depois expiraram.

A atual administração liderada pelo Presidente Joe Biden lançou, há um ano um procedimento de isenções "direcionadas", explicando que seriam acordadas "caso a caso", na impossibilidade de substituição dos produtos provenientes da China.

O objetivo é aliviar as pequenas e médias empresas norte-americanas que não conseguem encontrar outras fontes de abastecimento.

Leia Também: Covid e gripe. Risco de morte maior em doentes oncológicos não vacinados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório