Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Cidadão russo condenado a prisão por sobrevoar Noruega com drone

Um cidadão russo, de 34 anos, foi hoje condenado a cumprir 90 dias de prisão na Noruega, após ter sobrevoado o território com um drone, violando uma proibição imposta face à guerra na Ucrânia.

Cidadão russo condenado a prisão por sobrevoar Noruega com drone
Notícias ao Minuto

18:59 - 23/11/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

A Noruega está em alerta após ter identificado veículos aéreos não tripulados a sobrevoar locais estratégicos, como plataformas de petróleo e gás.

De acordo com a decisão de um tribunal em Bergen, Maxim I. foi condenado por pilotar um drone "repetidamente" na região Sul da Noruega, entre 13 e 20 de outubro.

Maxim I., diretor de uma agência de viagens, tinha deixado a Rússia para fugir à mobilização parcial, decretada pelo Presidente Vladimir Putin, face à invasão da Ucrânia.

O cidadão alegou não ter conhecimento da proibição em causa.

Nas últimas semanas, quase uma dezena de russos foi detida na Noruega por ter violado esta proibição ou fotografado locais considerados sensíveis.

Em outubro, a embaixada russa em Oslo criticou a "psicose" que diz afetar o país.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas -- mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Leia Também: Noruega e Dinamarca contra a reeleição do presidente da FIFA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório