Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Alguns comandantes russos terão incentivado violência sexual na Ucrânia

Jordash, advogado que faz parte de uma equipa apoiada pelo Ocidente que fornece conhecimentos jurídicos à Ucrânia, disse que é muito cedo para concluir o quão difundida é a prática.

Alguns comandantes russos terão incentivado violência sexual na Ucrânia
Notícias ao Minuto

18:43 - 23/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Há evidências de que os comandantes russos em várias instâncias estavam cientes da violência sexual cometida por militares na Ucrânia “e, em alguns casos, encorajando-a ou até mesmo ordenando-a”, revela à Reuters um advogado criminal internacional que auxilia a Ucrânia durante a guerra.

O advogado britânico Wayne Jordash disse ao meio que em algumas áreas em redor de Kyiv, no norte, onde as investigações estão mais avançadas, sabe-se que parte da violência sexual envolveu um nível mais elevado de organização das forças armadas russas.

O advogado não identificou indivíduos específicos sob escrutínio.

Jordash, que faz parte de uma equipa apoiada pelo Ocidente que fornece conhecimentos jurídicos à Ucrânia, disse que é muito cedo para concluir o quão difundida é a prática, porque as investigações em áreas recentemente recapturadas do nordeste e do sul estão ainda no início. 

No entanto, os padrões sugerem que a violência sexual foi “talvez até mais frequente” em territórios que foram ocupados por períodos mais longos, acrescentou, sem apresentar provas.

A Reuters diz ainda que entrevistou mais de 20 pessoas que trabalharam com alegadas vítimas de agressão sexual tento ouvido relatos de suposta violência sexual por parte das forças armadas russas que ocorreram em várias partes da Ucrânia: muitos incluíam alegações de membros da família a serem forçados a assistir a violações em grupo ou atos a serem conduzidos sob a mira de uma arma.

O meio alega, contudo, que não pôde corroborar as histórias de forma independente. 

Na região de Chernihiv, no norte da Ucrânia, um soldado do 80.º regimento de tanques da Rússia, abusou sexualmente, em março, de uma menina. Ameaçou ainda matar membros da sua família, de acordo com uma decisão do tribunal distrital. O tribunal considerou este mês Ruslan Kuliyev, de 31 anos, e outro soldado russo de quem Kuliyev era superior, culpados de crimes de guerra à revelia por agressão a moradores locais, lê-se na decisão.

Leia Também: Ucrânia vai pedir reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório