Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Genro do ex-presidente preso por envolvimento em morte de 30 migrantes

O genro do ex-presidente do Maláui, Peter Mutharika, foi preso hoje sob suspeita de estar ligado à criação de uma vala comum contendo os corpos de 30 supostos migrantes etíopes, informou a polícia.

Genro do ex-presidente preso por envolvimento em morte de 30 migrantes
Notícias ao Minuto

21:50 - 23/11/22 por Lusa

Mundo Malaui

O filho da segunda mulher de Mutharika, que liderou o país de 2014 a 2020, Tadikira Mafubza, era procurado pela polícia e entregou-se às autoridades, afirmou o porta-voz da polícia, Peter Kalaya, citado pela agência France-Presse.

"As provas são contundentes e claramente ligam-no ao caso", continuou, acrescentando que outras pessoas são procuradas por este "crime organizado".

No mês passado, os aldeões encontraram uma pilha de cadáveres enterrados quando colhiam mel silvestre numa floresta na região de Mzimba, a cerca de 250 quilómetros ao norte da capital Lilongwe.

Após vários dias de buscas, a polícia exumou os restos mortais de 30 homens com idades entre os 25 e 40 anos. Segundo os primeiros elementos da investigação, os corpos seriam de etíopes que iam a caminho da África do Sul.

O Maláui é um ponto de passagem regular para migrantes da África Oriental que tentam chegar ilegalmente à principal potência industrial do continente, que sofre com o desemprego endémico, mas continua sendo um 'El Dorado' para muitos migrantes económicos africanos.

Leia Também: PAM alerta para elevado número de refugiados da RDCongo no Maláui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório