Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tesouro celta avaliado em milhões roubado de museu no sul da Alemanha

O tesouro de 450 moedas é a maior descoberta de ouro celta do século XX.

Tesouro celta avaliado em milhões roubado de museu no sul da Alemanha
Notícias ao Minuto

11:06 - 23/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Alemanha

Um grupo de ladrões levou um tesouro avaliado em vários milhões de euros de um museu em Manching, no sul da Alemanha. Os ladrões entraram no Museu Celta e Romano, na noite de terça-feira, e o ouro "foi completamente roubado".

O crime foi depois notado por funcionários do museu, que alertaram as autoridades.

O tesouro de 483 moedas é a maior descoberta de ouro celta do século XX, tendo sido encontrado no verão de 1999 durante as escavações naquela área, refere o próprio museu na sua página.

"O roubo deve ter ocorrido nas primeiras horas da manhã", disse um porta-voz do Departamento de Polícia Criminal do Estado da Baviera (LKA) citado pela Der Spiegel. "Foi clássico, como se pode imaginar num filme mau", acrescentou.

Segundo a polícia, seria difícil para os criminosos vender o tesouro. Portanto, temem que derretam as 483 moedas celtas e as vendam por seu valor em ouro.

Além disso, na noite de terça-feira, vários cabos de fibra ótica foram cortados intencionalmente de uma sala técnica da Deutsche Telekom, interrompendo as ligações telefónicas e de internet de cerca de 13 mil clientes particulares e corporativos nos arredores de Manching.

"A perda do tesouro celta é uma catástrofe, as moedas de ouro são insubstituíveis como testemunhos da nossa história", lamentou o ministro da Arte da Baviera, Markus Blume.

Leia Também: Eletricidade e gás sobem em janeiro para milhões de famílias alemãs

Recomendados para si

;
Campo obrigatório