Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Maioria dos mortos do sismo na Indonésia são crianças em idade escolar

As equipas de resgate continuam a correr contra o tempo para encontrar sobreviventes. Dezenas de escolas foram afetadas.

Notícias ao Minuto

09:13 - 23/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Indonésia

O número de mortos causados pelo terramoto que abalou a ilha indonésia de Java, na segunda-feira, aumentou para 268 e a maioria das vítimas mortais são crianças em idade escolar, segundo revelaram os responsáveis locais.

As equipas de resgate continuam a correr contra o tempo para encontrar sobreviventes. Dezenas de escolas foram afetadas.

Henri Alfiandi, chefe da agência nacional de busca e resgate (Basarnas), referiu que muitas das vítimas eram crianças que estavam na escola quando o terramoto ocorreu. "Estavam na escola, eram 13h00, por isso ainda estavam a estudar", disse numa conferência de imprensa citada pelo Guardian.

Alguns dos mortos eram estudantes de um colégio islâmico. "O desafio é que a área afetada está espalhada… Além disso, as estradas nessas aldeias estão danificadas", acrescentou.

Dados provisórios divulgados pelas autoridades e citados pela Save the Children indicam que cerca de 51 locais de ensino foram afetados, incluindo 30 escolas primárias, 12 escolas preparatórias, uma escola secundária, cinco escolas profissionais e uma escola especial. 

O sismo teve uma magnitude 5.6 na escala de Richter, com o epicentro a situar-se perto da cidade de Cianjur, na província de Java Ocidental, a mais populosa deste arquipélago do sudeste Asiático. Ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros o que provocou vários deslizamentos de terra e danificou dezenas de milhares de edifícios.

É já o sismo mais mortífero no país desde 2018.

Veja na galeria acima algumas imagens do local.

Leia Também: Número de mortos causados por terramoto na Indonésia sobe para 268

Recomendados para si

;
Campo obrigatório