Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Dicionários Oxford 'abrem' escolha da palavra do ano ao público

Saiba como votar.

Dicionários Oxford 'abrem' escolha da palavra do ano ao público
Notícias ao Minuto

17:45 - 22/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Palavra do Ano

Pela primeira vez, o público poderá contribuir para a escolha da palavra do ano dos dicionários britânicos Oxford, num momento em que o “mundo está mais dividido do que nunca”.

2022 tem sido um ano definido pela abertura. Contudo, apesar de podermos finalmente estar fisicamente reunidos uma vez mais, o nosso mundo está mais dividido do que nunca”, revelou a entidade, justificando que esta mudança de paradigma está por detrás da decisão de ‘abrir’ a seleção da palavra do ano ao público.

“A forma como comunicamos e desenvolvemos a língua inglesa afeta a seleção todos os anos mas, pela primeira vez na sua história, a palavra do ano de 2022 será escolhida pelo público”, complementou.

Nessa linha, uma equipa de lexicógrafos reduziu uma longa lista de palavras a somente três, nas quais poderá votar até às 00h01 do dia 2 de dezembro, através desta ligação.

Os termos escolhidos foram ‘metaverse’ (metaverso), ‘#IStandWith’ (‘#euapoio’) e ‘goblin mode’ (modo goblin) que, segundo os dicionários, aplicam-se ao ano de 2022 de diferentes formas.

A entidade explica que ‘metaverse’ representa “o futuro conceptual trazido para o vernáculo em 2022”, tendo o uso desta palavra quadruplicado “em outubro de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado".

Por sua vez, a hashtag ‘#IStandWith’ “reconhece o ativismo e a divisão que caracterizaram este ano”, dando como exemplo a guerra na Ucrânia e o processo que colocou os atores Johnny Depp e Amber Heard frente a frente em tribunal. “Esta 'palavra' cunhada nas redes sociais para alinhar as opiniões a uma causa ou pessoa pode, muitas vezes, fomentar ainda mais a disputa (e às vezes até o discurso de ódio) na sua natureza polarizadora”, salientou.

Finalmente, ‘goblin mode’ é “outro conceito relativamente novo”, baseando-se na ideia da “rejeição das expectativas que a sociedade coloca sobre nós, em detrimento daquilo que queremos fazer”. Ainda que o uso do termo remonte a 2009 e 2010, este ano passou a aplicar-se à rejeição de “voltar ao normal”, particularmente depois de uma citação falsa da modelo e atriz Julia Fox, que teria usado a frase para se referir ao fim da relação com o rapper Kanye West.

Recorde-se que a palavra ‘vax’ (diminutivo de vacina, em português) foi eleita palavra do ano de 2021, assinalando o aumento da vacinação contra a Covid-19.

O termo vencedor será anunciado a 5 de dezembro.

Leia Também: Cientistas de Oxford concluem que videojogos não têm impacto no bem-estar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório