Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cessar-fogo com Rússia seria "facada nas costas do mundo civilizado"

O conselheiro presidencial ucraniano considerou que o país "deve e libertará todos os seus cidadãos do inferno dos campos de concentração russos".

Cessar-fogo com Rússia seria "facada nas costas do mundo civilizado"

Reiterando a sua posição contra um cessar-fogo no conflito encabeçado pelo presidente russo, Vladimir Putin, o conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, recorreu à rede social Twitter para salientar que o “mundo russo” nos territórios ocupados baseia-se em “mil e uma formas de tortura”, assegurando que a Ucrânia “deve e libertará todos os seus cidadãos do inferno dos campos de concentração russos”. Apontou, por isso, que um cessar-fogo seria uma “facada nas costas do mundo civilizado”.

Querem saber o que é o ‘mundo russo’ nos territórios ocupados? Mil e uma formas de tortura. Sequestro. Execuções em massa, violações. Só porque o nosso povo se identifica como ucraniano. Querem saber o que lhe dá poder para sobreviver? Fé que este filme de terror tem de acabar”, começou por elencar o responsável.

Podolyak foi mais longe, complementando: “Querem saber o maior medo deles? ‘Congelamento da guerra’, ‘cessar-fogo’ e recusa da contra-ofensiva, como uma facada nas costas do mundo civilizado. Não podemos deixar que isso aconteça: a Ucrânia deve e libertará todos os seus cidadãos do inferno dos campos de concentração russos.”

Horas antes, o responsável considerou, na mesma rede social, que a Rússia está a implorar “por uma conversa”.

“A Rússia a dar nas vistas. Após nove meses e 80 mil soldados russos mortos, 'o gangue dos drogados que procuraram ter poder em Kyiv' transformou-se no 'governo democrático da Ucrânia', e imploram por uma conversa", escreveu, considerando que a “lição a retirar” é nunca interferir “na vida política de outro país”

"Vocês [Rússia] não fazem ideia o que são eleições ou liberdade", rematou.

Acumulam-se as declarações do conselheiro presidencial ucraniano quanto à rejeição de conversações com a Rússia que, a seu ver, não trariam paz, mas multiplicariam as vítimas, ao representar a vitória de Putin.

Ainda assim, Podolyak indicou, noutra ocasião, que “a Ucrânia nunca se recusou a negociar”.

A nossa posição de negociação é conhecida e aberta. Putin está pronto? Obviamente que não. Portanto, somos construtivos na nossa avaliação: falaremos com o próximo líder da [Rússia]”, disse, alertando que, para a porta das conversações ser aberta, a Rússia deverá retirar as suas tropas da Ucrânia.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo presidente russo com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: "A guerra vai acabar quando a Rússia tiver medo da Ucrânia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório