Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 25º

Jornalista da AP despedido após culpar a Rússia pelo ataque à Polónia

A decisão da agência de notícias norte-americana aconteceu depois de uma breve investigação sobre a reportagem, na qual James LaPorta, de 32 anos, dizia que duas pessoas tinham morrido quando "mísseis russos" atravessaram a Polónia.

Jornalista da AP despedido após culpar a Rússia pelo ataque à Polónia
Notícias ao Minuto

10:46 - 22/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Jornalista

O jornalista de investigação da agência de notícias norte-americana The Associated Press, James LaPorta, foi demitido esta terça-feira, após ter noticiado que o míssil que caiu na Polónia a semana passada tinha origem russa.

De acordo com o The Washington Post, a decisão aconteceu depois de uma breve investigação sobre um artigo, no qual James LaPorta, de 32 anos,  dizia que duas pessoas tinham morrido quando "mísseis russos" atravessaram a Polónia.

Mais tarde, a agência EFE avançou que a Polónia ia comunicar à NATO que o míssil era de origem ucraniana. O presidente polaco, Andrzej Duda, citado pela Reuters, sustentou a decisão da Polónia, salientando a falta de "sinais de ataque intencional contra" o território. "É altamente provável que tenha sido utilizado pela defesa aérea ucraniana", salientou Duda, na semana passada, reforçando que "foi, provavelmente, um incidente infeliz", lamenta. 

O artigo de LaPorta atribuiu a informação a um único "alto funcionário dos serviços secretos norte-americanos", apesar da regra da agência noticiosa exigir a "procura rotineira de mais do que uma fonte quando a fonte é anónima".

Leia Também: Rússia diz que relatos de ataque de mísseis na Polónia são "provocação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório