De acordo com uma notícia publicada hoje no site do semanário Expresso, José Eduardo dos Santos foi esta sexta-feira recebido pelo Papa Francisco, naquele que terá sido o primeiro encontro oficial entre ambos.
À margem da visita oficial, refere a mesma publicação, o ministro angolano das Relações Exteriores Geogres Chikoty afirmou aos jornalistas que os dois Estados estão a desenvolver esforço para a assinatura de um acordo geral de cooperação. "Vamos evoluir. Já não se fala muito de Concordata, vamos fazer um acordo normal de cooperação", afirmou o governante angolano.
Refere o Expresso, segundo o comunicado oficial divulgado, durante os encontros diplomáticos desenvolvidos pelos governantes dos dois Estados, "foram evocadas as boas relações entre a Santa Sé e a República de Angola. Falou-se, de modo particular, do projeto de acordo bilateral relativo ao estatuto jurídico da Igreja Católica no país. Nesse contexto, não se deixou de fazer referência ao importante contributo que a Igreja Católica oferece ao país com as suas instituições de carácter educativo e sanitário".