Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Ucrânia: Diplomata dos EUA acusa Rússia de "crimes de guerra sistémicos"

A diplomata dos EUA Beth Van Schaack acusou esta segunda-feira a Rússia de cometer "crimes de guerra sistémicos" na Ucrânia, mostrando-se confiante de que as autoridades russas serão responsabilizadas.

Ucrânia: Diplomata dos EUA acusa Rússia de "crimes de guerra sistémicos"
Notícias ao Minuto

23:28 - 21/11/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

A Rússia cometeu "crimes de guerra sistémicos [...]. Temos evidências que essa agressão [invasão da Ucrânia] foi acompanhada por crimes de guerra sistémicos, que foram cometidos nas regiões para onde as tropas russas foram destacadas", afirmou esta segunda-feira a diplomata Beth Van Schaack.

Em conferência de imprensa, a embaixadora norte-americana para a Justiça Criminal Global considerou que, perante atos sistémicos, "é muito difícil imaginar que esses crimes possam ter sido cometidos sem que a responsabilidade seja colocada no tipo da cadeia de comando", referindo-se ao Presidente russo Vladimir Putin.

As declarações da diplomata surgem após terem sido encontrados quatro locais de tortura, em Kherson, utilizados pelos russos antes da sua retirada.

Beth Van Schaack mostrou-se confiante que as investigações em curso resultem em acusações.

O Tribunal Penal Internacional abriu uma investigação relativa à guerra na Ucrânia, após a invasão russa em 24 de fevereiro.

Leia Também: Rosatom critica postura da AIEA após ataques a central de Zaporíjia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório