Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Pelo menos 29 mortos em novo ataque terrorista no norte da Nigéria

Pelo menos 29 pessoas morreram num ataque terrorista no estado de Borno, no nordeste da Nigéria, disseram esta segunda-feira fontes militares.

Pelo menos 29 mortos em novo ataque terrorista no norte da Nigéria
Notícias ao Minuto

15:54 - 21/11/22 por Lusa

Mundo Nigéria

"Atacaram uma base na madrugada de domingo, os nossos homens conseguirem rechaçar o ataque e enfrentaram-nos com armas de fogo durante horas, perdemos nove homens", disse uma fonte militar à agência Efe, acrescentando que 10 militares ficaram feridos e precisaram de assistência médica.

O ataque foi lançado pelos terroristas do Estado Islâmico na Província da África Ocidental (Iswap, no acrónimo em inglês) e fez ainda um número indeterminado de mortos entre polícias, além dos militares.

Depois do ataque à base militar, os terroristas atacaram também várias povoações, matando pelo menos 20 pessoas, de acordo com o líder da força militarizada de apoio (JTF, na sigla em inglês), um dos vários grupos civis de apoio às forças armadas da Nigéria na luta contra o terrorismo.

O nordeste da Nigéria tem sido alvo dos ataques do Boko Haram desde 2009, violência que escalou em 2016 com o surgimento de uma sua fração, o Iswap.

Ambos os grupos procuram impor um Estado de estilo islâmico na Nigéria, que é predominantemente muçulmano no norte e predominantemente cristão no sul.

O Boko Haram e o Iswap já mataram mais de 35.000 pessoas e causaram cerca de 2,7 milhões de deslocados internos, na sua maioria na Nigéria, mas também em países vizinhos, como os Camarões, Chade e Níger, de acordo com dados do Governo e da Organização das Nações Unidas.

Leia Também: Boko Haram matou 20 mulheres após acusá-las de bruxaria na Nigéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório