Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Alemanha vai fornecer à Polónia sistema de defesa anti-aérea Patriot

O Governo alemão disponibilizou-se hoje para fornecer à Polónia um sistema de defesa antiaérea Patriot, depois da queda de um míssil em território polaco, que matou duas pessoas na semana passada.

Alemanha vai fornecer à Polónia sistema de defesa anti-aérea Patriot
Notícias ao Minuto

14:20 - 21/11/22 por Lusa

Mundo Alemanha

"Oferecemo-nos para ajudar a Polónia a manter seguro o seu espaço aéreo com os nossos Eurofighter (aviões) e sistemas de defesa aérea Patriot, disse a ministra alemã da Defesa, Christine Lambrecht, numa entrevista ao diário Rheinische Post.

Duas pessoas foram mortas na semana passada por um míssil que atingiu a aldeia polaca de Przewodow, perto da fronteira ucraniana, numa explosão que Varsóvia e a NATO disseram que foi provavelmente causada por um míssil defensivo ucraniano.

A Alemanha já se tinha oferecido à Polónia para a apoiar com patrulhas aéreas.

"Congratulo-me com a proposta alemã", respondeu o ministro da Defesa polaco, Mariusz Blaszczak, no Twitter, sobre o sistema de mísseis terra-ar Patriot, de fabrico norte-americano.

"Na minha conversa telefónica com as autoridades alemãs hoje vou propor que o sistema seja estacionado perto da fronteira com a Ucrânia", acrescentou.

Unidades antiaéreas Patriot alemãs já estão destacadas na Eslováquia. Berlim pretende mantê-las lá "até ao final de 2023 e potencialmente até mais", avançou também hoje a ministra da Defesa alemã.

Leia Também: Preços dos alimentos vs. inflação? Portugal tem 3.ª maior diferença da UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório