Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Noiva do ISIS começa julgamento para reaver cidadania britânica

Shamima tinha 15 anos quando foi para a Síria, em 2015. Desde 2019 que está num campo de prisioneiros, para onde foi após ter engravidado.

Noiva do ISIS começa julgamento para reaver cidadania britânica
Notícias ao Minuto

10:50 - 21/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estado Islâmico

Uma mulher que se juntou ao autoproclamado Estado Islâmico volta aos tribunais, esta segunda-feira, para tentar reaver a sua cidadania britânica.

De acordo com a Sky News, o recurso acontece em Londres, sete anos após Shamima Begum, na altura com 15, ter fugido do Reino Unido na companhia de outras duas raparigas. 

A jovem alega agora que foi vítima de tráfico infantil, já que, segundo ela, chegou à Síria - onde se casou com um jihadista - depois de ter sido contrabandeada por um grupo de espiões canadiano.

A jovem não perdeu a sua cidadania de imediato, tendo sido em 2019, quando engravidou, que a sua nacionalidade lhe foi retirada pelo governo britânico por razões de segurança.

As alegações já não novas, já que Shamima escreveu um livro, onde conta que um agente duplo levou as três raparigas para a Síria, e que a situação foi encoberta não só pelas autoridades britânicas, como também pelo governo.

A jovem será ouvida pelos serviços de imigração britânicos, no entanto, ainda se mantém num campo de prisioneiros no norte da Síria. Já em em 2019, a jovem disse à Sky News durante os quatro anos que viveu com jihadistas - até engravidar -  fez "apenas trabalho doméstico".

Membros do Partido Conservador estão contra a devolução da cidadania, mas o advogado de Shamima diz que "um dos argumentos" para a defesa será que, na altura, não foi considerado que a jovem poderia ter sido vítima de tráfico.

A audiência deverá prolongar-se durante cinco dias.

Leia Também: Ameaça de bomba e ataque a discoteca gay: O perfil do atirador

Recomendados para si

;
Campo obrigatório