Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Rússia chega a acordo com Irão para fabrico de armas

Este acordo representa um estreitamento de laços entre Moscovo e Teerão e pode significar mais "poderio e eficiência militares" da Rússia.

Rússia chega a acordo com Irão para fabrico de armas
Notícias ao Minuto

14:50 - 20/11/22 por Daniela Carrilho com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O país liderado por Vladimir Putin chegou a um acordo com o Irão para o fabrico de centenas de armas em solo russo. A notícia é avançada pelo The Washington Post, que cita informações dos serviços secretos dos EUA e do Ocidente.

De acordo com o jornal norte-americano, o acordo foi assinado no início deste mês e os dois países já estão a “avançar com a transferência dos componentes necessários para o fabrico das armas”, que deverá começar em pouco tempo.

O acordo representa um estreitamento de laços entre Moscovo e Teerão e pode significar mais “poderio e eficiência militares” da Rússia.

Recorde-se que, na semana passada, o presidente russo manteve uma conversa telefónica com o seu homólogo iraniano, Ebrahim Raissi, anunciou o Kremlin, altura em que o Teerão surgiu como um aliado importante de Moscovo na intervenção na Ucrânia.

Os dois dirigentes abordaram "uma série de questões" ligadas às relações bilaterais entre Irão e Rússia, "com destaque para a intensificação da cooperação nos domínios político, económico e comercial", indicou a presidência russa em comunicado.

O Kremlin indicou que Putin e Raissi também falaram "de transportes e de logística", numa altura em que as economias dos dois países são alvo de pesadas sanções impostas por países ocidentais.

Este contacto ocorre quando Vladimir Putin parece cada vez mais isolado na cena internacional desde o lançamento da ofensiva russa na Ucrânia, no fim de fevereiro, com o exército de Moscovo a sofrer algumas derrotas.

Leia Também: "Compromissos amorais conduzirão a mais derramamento de sangue"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório