Meteorologia

  • 02 JUNHO 2023
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

COP27. África do Sul elogia acordo, mas quer "mais ações urgentes"

A África do Sul congratulou-se hoje com o "acordo histórico" conseguido na Conferência da ONU sobre Clima (COP27) para ajudar os países pobres afetados pelas alterações climáticas, mas defendeu serem necessárias "mais ações urgentes".

COP27. África do Sul elogia acordo, mas quer "mais ações urgentes"
Notícias ao Minuto

13:52 - 20/11/22 por Lusa

Mundo COP27

"Saudamos os progressos adicionais" alcançados com o acordo sobre um fundo destinado a compensar as "perdas e danos" causados pelo clima, afirmou o Ministério do Ambiente sul-africano, em comunicado.

No entanto, "acreditamos que são necessárias mais ações urgentes para garantir o cumprimento das obrigações dos países desenvolvidos", acrescentou o Governo sul-africano.

A conferência anual do clima da ONU aprovou hoje um acordo que prevê a criação de um fundo para financiar danos climáticos sofridos por países "particularmente vulneráveis", numa decisão descrita como histórica.

A resolução foi adotada por unanimidade em assembleia plenária, seguida de aplausos estrondosos, no final da conferência anual do clima da ONU.

A resolução enfatiza a "necessidade imediata de recursos financeiros novos, adicionais, previsíveis e adequados para ajudar os países em desenvolvimento que são particularmente vulneráveis" aos impactos "económicos e não económicos" das alterações climáticas.

A implementação do fundo será elaborada por uma comissão especial e depois adotada na próxima COP28, no final de 2023, nos Emirados Árabes Unidos.

A 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas começou em 06 novembro e terminou hoje em Sharm-el-Sheik, no Egito, juntando mais de 35 mil participantes, nomeadamente vários líderes de países, com cerca de duas mil intervenções sobre mais de 300 tópicos.

Leia Também: Presidência da COP27 diz que resultados cumprem objetivos iniciais

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório