Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

COP27? "Avanço" na justiça climática, mas "frustração" nas emissões

A Alemanha considerou hoje que os resultados alcançados na conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP27), no Egito, é uma mistura de "esperança e frustração".

COP27? "Avanço" na justiça climática, mas "frustração" nas emissões
Notícias ao Minuto

08:29 - 20/11/22 por Lusa

Mundo COP27

"Fizemos um avanço em matéria de justiça climática - com uma larga coligação de estados após anos de estagnação", afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, numa mensagem da rede social Twitter, citada pela AFP.

Mas, alertou a ministra, "o mundo está a perder tempo precioso na trajetória de 1,5 graus" devido à falta de ambição na redução das emissões de gases com efeito de estufa.

A conferência anual do clima da ONU aprovou no sábado um acordo que prevê a criação de um fundo para financiar danos climáticos sofridos por países "particularmente vulneráveis", numa decisão descrita como histórica.

A resolução foi adotada por unanimidade em assembleia plenária, seguida de aplausos estrondosos, no final da conferência anual do clima da ONU.

A resolução enfatiza a "necessidade imediata de recursos financeiros novos, adicionais, previsíveis e adequados para ajudar os países em desenvolvimento que são particularmente vulneráveis" aos impactos "económicos e não económicos" das alterações climáticas.

A questão das "perdas e danos", que esteve mais do que nunca no centro de debate, após as devastadoras inundações que atingiram recentemente o Paquistão e a Nigéria, quase inviabilizou a COP27.

A União Europeia disse hoje estar desiludida com a falta de ambição na redução das emissões de gases com efeito de estufa no acordo aprovado pela 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.

A 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas decorreu em Sharm-el-Sheik, no Egito, juntando mais de 35 mil participantes, nomeadamente vários líderes de países, com cerca de duas mil intervenções sobre mais de 300 tópicos.

Leia Também: COP27. ONU lamenta falta de plano para "reduzir drasticamente" emissões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório