Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sunak em Kyiv. Reino Unido fornece pacote de defesa aérea à Ucrânia

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, visitou a Ucrânia de surpresa e foi recebido por Zelensky. Durante o encontro, reforçou a aliança e anunciou um novo pacote de ajuda ao país.

Sunak em Kyiv. Reino Unido fornece pacote de defesa aérea à Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:50 - 19/11/22 por Daniela Carrilho com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Na visita surpresa a Kyiv, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou um pacote de cerca de 57,5 milhões de euros para ajudar a Ucrânia no combate contra a Rússia.

"Estou aqui hoje para dizer que o Reino Unido e os nossos aliados continuarão ao lado da Ucrânia, enquanto luta para acabar com esta guerra bárbara e entregar uma paz justa. Enquanto as forças armadas da Ucrânia conseguem repelir as forças russas no solo, os civis estão a ser brutalmente bombardeados pelo ar. Por isso, vamos fornecer 125 novos sistemas de defesa aérea, incluindo armas antiaéreas, equipamentos de radar e antidrones, e intensificar o apoio humanitário para o inverno frio e rigoroso que se aproxima" na Ucrânia, afirmou Rishi Sunak, em comunicado.

O objetivo é ajudar a “proteger os civis ucranianos e as infraestruturas críticas nacionais dos intensos ataques russos", acrescentou.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destacou nas suas redes sociais a visita surpresa por parte do primeiro-ministro britânico à capital do país, Kyiv.

"Desde os primeiros dias da guerra, a Ucrânia e o Reino Unido têm sido os aliados mais fortes", escreveu Zelensky numa publicação, onde mostra o momento do encontro, que pode ver aqui.

Por sua vez, Sunak disse estar “orgulhoso de como o Reino Unido se posicionou do lado da Ucrânia desde o início" deste conflito.

"É profundamente gratificante estar em Kyiv hoje e ter a oportunidade de conhecer aqueles que estão a fazer tanto e a pagar um preço tão alto", afirmou, dizendo sentir-se “profundamente humilde" neste encontro.

Esta é a primeira visita de Rishi Sunak ao estrangeiro desde que assumiu o cargo, em 25 de outubro passado.

Leia Também: AO MINUTO: Sunak de surpresa na Ucrânia; Kyiv e Kherson de novo 'ligadas'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório