Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Qatar? "É um campeonato construído com base no trabalho forçado"

Pelo menos 35 pessoas morreram.

Qatar? "É um campeonato construído com base no trabalho forçado"
Notícias ao Minuto

13:47 - 19/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Mundial 2022

O Mundial 2022, que começa este domingo, dia 19 de novembro, no Qatar, está envolto em várias polémicas, que vão desde as questões de direitos humanos até às restrições à liberdade, inclusivamente a de imprensa.

Desta vez, surgiu um relatório de uma organização de direitos humanos que concluiu que os estádios para o Mundial 2022 foram construídos por trabalhadores migrantes, que sofreram abusos físicos e psicológicos. Pelo menos 35 pessoas morreram.

Os funcionários - grande parte provenientes do sul da Ásia - terão visto os seus baixos salários serem confiscados num ambiente de medo e ameaças e com condições de vida miseráveis.

Os cineastas independentes da 'Fat Rat Films' ouviram alguns desses trabalhadores, na primeira pessoa. Estão a milhares de quilómetros de casa e sem dinheiro para regressar.

Entre os relatos, de que dá conta o relatório, os trabalhadores são “submetidos a abusos sistémicos por parte das empresas e funcionários do Qatar”. “É um campeonato construído com base no trabalho forçado”, afirma Mustafa Qadri, CEO da Equidem, uma organização de direitos humanos.

Leia Também: FIFA nega adeptos pagos no Qatar: "Sabem o que é isso? Puro racismo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório