Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Cidadania russa negada a Miss Crimeia por cantar música ucraniana

As autoridades russas negaram a cidadania a Olga Valeyeva, Miss Crimeia 2022, por cantar uma música popular ucraniana, considerada o hino não oficial do batalhão nacionalista de Azov, informou hoje o jornal russo Kommersant.

Cidadania russa negada a Miss Crimeia por cantar música ucraniana
Notícias ao Minuto

00:02 - 19/11/22 por Lusa

Mundo Olga Valeyeva

O Ministério do Interior rejeita "o pedido de concessão da cidadania da Federação Russa à ucraniana de 34 anos, anteriormente considerada culpada pelo tribunal por cometer atos ilegais destinados a desacreditar o exército russo, bem como por demonstrar publicamente símbolos proibidos", de acordo com o veredicto citado pelo jornal.

Valeyeva foi multada em 40.000 rublos, cerca de 660Euro, no mês passado, depois de ter postado um vídeo a cantar a canção "Chervona kalina" com um amigo.

O amigo da Miss Crimeia 2022 recebeu uma detenção administrativa de dez dias por "desacreditar o exército" e "exibir publicamente símbolos ou atributos nazis".

A vencedora do concurso de beleza da península, que foi anexada por Moscovo em 2014, tinha solicitado a cidadania russa no verão passado, relata Kommersant. 

Leia Também: Miss Crimeia multada após cantar música patriótica ucraniana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório