Alemanha e França assinam acordo para garantir eletricidade aos franceses

Alemanha e França vão assinar um acordo na próxima semana para "garantir as capacidades de importação de eletricidade" neste país, anunciou hoje o governo francês.

Notícia

© Lusa

Lusa
18/11/2022 22:54 ‧ 18/11/2022 por Lusa

Mundo

Crise/Energia

Este inverno, a eletricidade pode vir a falar em França, onde é 70% de origem nuclear. Com efeito, o país tem a disponibilidade do seu parque nuclear reduzida, uma vez que cerca de metade dos seus 56 reatores está parada, devido a manutenções programadas, a trabalhos ligados a problemas de corrosão e atrasos no calendário de entregas.

Neste contexto de incerteza para a segurança energética, o governo aposta em "dois pontos cruciais para garantir a passagem do inverno" e evitar cortes no fornecimento: "esforços de sobriedade energética" e "solidariedade energética europeia".

Sobe este último ponto, um "acordo franco-alemão" está em vias de conclusão, para "garantir as capacidades de importação de eletricidade" em França, informou o Ministério da Transição Energética de França.

Este acordo deve permitir "maximizar" as capacidades de exportação de eletricidade da Alemanha para a França. Os franceses já enviam g+as para os alemães desde meados de outubro para os ajudar a superar o fim dos fornecimentos de gás russo.

Leia Também: Taxa extraordinária vai financiar medidas para população mais vulnerável

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas