Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Cerveja proibida no Qatar? Patrocinadora (e Twitter) não perdoam

A internet aproveitou o anúncio da FIFA para criticar - novamente - a competição. Veja as respostas acutilantes e as engraçadas.

Cerveja proibida no Qatar? Patrocinadora (e Twitter) não perdoam
Notícias ao Minuto

12:35 - 18/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Qatar

Após a confirmação de que a venda de cerveja será proibida nos estádios onde decorrerão os jogos do Mundial'2022, os utilizadores apressaram-se, esta sexta-feira, a comentar a decisão nas redes sociais.

"Fãs de futebol: [os organizadores] mudaram o Mundial para o inverno, interromperam as épocas, mudaram a data do primeiro jogo... Não sei de que forma é que o Qatar pode ser inconveniente", começou por escrever, ironicamente, um utilizador, rematando depois com a notícia da proibição, que foi conhecida a dois dias da competição começar.

"Mais um dia num mundo onde passamos anos a apaziguar autocratas nacionais e estrangeiros em vez de reivindicar contra eles", escreveu um outro utilizador. 

As críticas foram além da proibição da venda álcool, já que a 'trend' foi mote para criticar, novamente, a polémica em volta da falta de respeito do país pelos direitos humanos - no que diz respeito à comunidade LGBTQ+, à desigualdade de género, discriminação, entre outros valores.

"Homofobia, transfobia, racismo, violação dos direitos humanos, mas só a proibição de venda de álcool é que vos deixa zangados?", questionou uma outra pessoa.

Há ainda quem tenha sublinhado que esta sempre foi a intenção do Qatar deste o início, questionado "por que razão haveria o Qatar de se curvar à FIFA, sabendo que a organização passa sempre de mão em mão?". Outros lembraram a forma "abrupta" como esta notícia foi dada a dois dias do início da competição, "após uma "década de especulação" sobre o evento no país.

E as próximas 24 horas?

"Quem haveria de imaginar que um Estado autocrático e torturante iria prometer ao mundo uma coisa e depois fazer o oposto", ironizou um outro utilizador, lembrando logo a seguir: "Rússia 2018. Qatar 2022. Obrigada, FIFA".

Já um jornalista britânico 'abriu' ainda a porta para a possibilidade de outras coisas virem a mudar. "Será preocupante para os fãs que estão a viajar que outras regras possam mudar nesta fase - vamos ver uma proibição completa de álcool? Provavelmente, vai fazer com que as mulheres que vão até lá ou aqueles que pertencem à comunidade LGBT+ ficar ainda mais ansiosos", escreveu Ralph BlackBurn no Twitter.

E e Budweiser, a patrocinadora oficial do Mundial?

Já a marca de cerveja oficial respondeu a este anúncio com um tweet, que entretanto foi apagado: "Bom, isto é estranho", escreveram os responsáveis.

Leia Também: Cerveja será mesmo proibida no Mundial e fala-se em indemnização cara

Recomendados para si

;
Campo obrigatório