Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

MH17. Rússia recusa extraditar dois russos condenados por queda de avião

A Rússia assegurou hoje que "analisará" o veredito da justiça neerlandesa, que condenou à revelia a prisão perpétua dois cidadãos russos e um ucraniano pró-Moscovo pelo derrube do avião da Malaysian Airlines, em 2014, mas descartou qualquer extradição.

MH17. Rússia recusa extraditar dois russos condenados por queda de avião
Notícias ao Minuto

17:47 - 17/11/22 por Lusa

Mundo Malaysia Airlines

Segundo o porta-voz adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Ivan Nechaev, o que Moscovo pode fazer neste momento é "analisar" a decisão do tribunal do distrito de Haia.

"Cada pormenor importa e, após analisar todos os dados, estaremos seguramente dispostos a comentar", afirmou Nechaev.

No entanto, fontes próximas do Governo russo adiantaram à agência noticiosa Interfax que está excluído que sejam extraditados para os Países Baixos os dois cidadãos russos condenados à revelia, Igor Girkin e Sergei Dubinsky.

"A Constituição russa estabelece uma proibição direta da extradição de cidadãos russos para países estrangeiros. Portanto, nem um nem outro serão enviados para solo neerlandês", disse à Europa Press fonte das forças de segurança russas, sob condição de anonimato.

Girkin e Dubinsky, juntamente com o ucraniano Leonid Kharchenko, foram considerados culpados de assassínio por terem participado da destruição do avião da Malaysian Airlines, que provocou 298 mortes.

No julgamento, que durou mais de dois anos, ficou provado que o Boeing 777, que voava de Amesterdão para Kuala Lumpur, foi atingido por um míssil 'Buk', de fabrico russo, disparado por combatentes ucranianos pró-Moscovo a 17 de julho de 2014, lançado de um território localizado na região de Lugansk. 

Leia Também: Julgamento do voo MH17 é "importante para justiça e prestação de contas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório