Um casal da cidade de Shiraz tornou-se no símbolo da revolução no Irão ao ser fotografado, na passada terça-feira, de mãos dadas e a dar um um beijo na boca em público, algo proibido no país.
A imagem, captada no meio no trânsito de Shiraz, enquanto decorria mais um protesto, está a emocionar internautas e a despertar reações um pouco por todo o mundo. Além do casal estar a dar um beijo em público, a jovem está sem hijab (véu).
Rapidamente, nas redes sociais, a fotografia, cujo o autor é desconhecido, foi intitulada de 'O beijo de Shiraz' e associada ao desejo de liberdade dos jovens iranianos.
In a country where free expression is forbidden in many forms, people defy oppression with powerful symbolic acts. This photo was taken today in Shiraz, Iran. #MahsaAmini #مهسا_امینی #IranRevolution pic.twitter.com/Ioaa29qo2t
— Omid Memarian (@Omid_M) November 15, 2022
Recorde-se que o Irão está sob manifestações há mais de três anos. Na terça-feira, milhares de pessoas saíram à rua para assinalar o aniversário do protesto de novembro de 2019, durante o qual morreram mais de 1.500 pessoas. Tragédia esta que foi apelidada pelos iranianos de 'Novembro Sangrento'.
Durante a manifestação de terça-feira morreram mais 12 pessoas, algo que tem sido uma constante neste país.
Há dois meses que os protestos se intensificaram, com a morte de Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos, que foi detida em Teerão por não estar a usar ‘corretamente’ o hijab. De acordo com os manifestantes, Mahsa ficou em coma e acabou por morrer depois de ser agredida pelas autoridades que efetuaram a sua detenção.
Os jovens lutam assim contra o governo de Teerão, pela liberdade e pelos seus direitos.
Leia Também: Pelo menos 12 mortos em noite de violência no Irão