Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Papel mediador". Macron visitará Xi Jinping por causa da guerra

Presidente francês acredita que a China pode ajudar a pressionar a Rússia.

"Papel mediador". Macron visitará Xi Jinping por causa da guerra
Notícias ao Minuto

19:28 - 16/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Emmanuel Macron , disse que pretende visitar Pequim no próximo ano, uma vez que acredita que, Xi Jinping, pode desempenhar um papel de mediador, impedindo o escalar da guerra na Ucrânia. 

O presidente francês falou n encerramento do G20 em Bali, dominada pelo ataque russo à Ucrânia e suas implicações para a economia mundial.

“Estou convencido de que a China pode desempenhar, do nosso lado, um papel de mediação mais importante nos próximos meses, para evitar, em particular, um retorno mais forte das ofensivas terrestres no início de fevereiro”, disse, citado pelo The Guardian.

Ainda segundo o jornal britânico, as observações de Macron implicam que este acha que a Ucrânia pode ter que estar preparada para negociar com a Rússia antes de recuperar o território que perdeu desde 2014

Macron também disse que a tarefa imediata era fazer de tudo para ajudar a Ucrânia a resistir e, independentemente da origem do míssil perdido que caiu na Polónia na terça-feira, a Rússia disparou  85 mísseis contra a Ucrânia naquele dia. Numa mensagem aos membros do G20, descreveu-o como “um dia terrível para o povo ucraniano”.

“O G20 não desviou os olhos da guerra na Ucrânia. Mesmo que Vladimir Putin não tenha vindo, a mensagem enviada a ele foi muito clara, a grande maioria condena a guerra na Ucrânia", disse ainda

As esperanças de Macron de uma mudança na posição chinesa seguiram-se a uma reunião com Xi em Bali na terça-feira. 

Leia Também: Xi Jinping 'puxa as orelhas' a primeiro-ministro canadiano em público

Recomendados para si

;
Campo obrigatório