Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Canal de televisão russo RT suspenso pela UE lança serviço em sérvio

O canal de televisão estatal russo Russia Today (RT), cujas retransmissões estão suspensas na União Europeia (UE) desde o início da guerra na Ucrânia, lançou hoje um serviço de informação em sérvio.

Canal de televisão russo RT suspenso pela UE lança serviço em sérvio
Notícias ao Minuto

23:49 - 15/11/22 por Lusa

Mundo Rússia

O portal RT Balkan refere que vai reportar "eventos regionais e internacionais de um ponto de vista alternativo" e que o início da difusão televisiva na Sérvia é esperado antes de 2024.

"Os leitores das regiões vão ter agora acesso à RT em língua sérvia, que lhes vai oferecer uma imagem mais completa do mundo atual. Para nós é um grande desafio fazer parte do espaço mediático dos Balcãs", disse a diretora da RT Balkan, Jelena Milincic.

O RT Balkan também pode ser alcançado através de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram ou Telegram.

A RT alberga os portais 'online' em árabe, alemão, espanhol, francês e inglês, além do russo.

A UE suspendeu em 02 de março a transmissão dos órgãos de comunicação social russos Sputnik e Russia Today "até que a agressão à Ucrânia termine e até que a Federação russa e os seus meios associados para de realizar ações de desinformação".

O eurodeputado sérvio Vladimir Bilcik criticou a entrada da RT no país, candidato à adesão à UE, e que, embora tenha condenado a invasão da Ucrânia, não aderiu às sanções comunitárias contra a Rússia.

"Ver como a propaganda russa regressa à Sérvia com o lançamento da RT é contra o compromisso da Sérvia de trabalhar para alinhar a sua política externa com a europeia", observou.

Leia Também: Tribunal da UE rejeita recurso de canal russo RT France contra sanções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório