Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Mísseis russos atingem Polónia. Há pelo menos dois mortos

O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, terá convocado uma reunião de emergência do comitê para assuntos de segurança e defesa nacional.

Mísseis russos atingem Polónia. Há pelo menos dois mortos
Notícias ao Minuto

19:12 - 15/11/22 por Daniela Carrilho com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Mísseis russos atingiram a Polónia, país membro da NATO, esta terça-feira. A informação é avançada por um alto funcionário da inteligência dos EUA.

A imprensa polaca avança que há dois mortos a registar depois de um projétil ter atingido uma zona agrícola em Przewodów, uma vila polaca perto da fronteira com a Ucrânia.

O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, terá convocado uma reunião de emergência do comitê para assuntos de segurança e defesa nacional, conforme avançou o porta-voz do governo, Piotr Müller, no Twitter.

Apesar de Müller não ter mencionado o tema em discussão, os meios de comunicação locais avançam que a reunião de emergência se deve a uma "situação de crise" e deverá estar relacionada com a explosão na fronteira da Polónia com a Ucrânia.

Recorde-se que, esta terça-feira, a Rússia bombardeou em massa várias cidades e instalações de energia da Ucrânia. Lviv, uma das cidades atingidas, está localizada perto do território polaco.

Recorde-se que a ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.557 civis mortos e 10.074 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: Ataques massivos na Ucrânia? "Sirenes de ataque aéreo não funcionam"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório