Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Argélia responde a Marrocos e Israel com exercícios militares com Rússia

A Argélia acolhe, a partir de quarta-feira, segundos exercícios militares antiterroristas conjuntos com a Rússia em que serão treinadas táticas de busca, deteção e eliminação de grupos terroristas num cenário de deserto, indicou hoje a agência TASS.

Argélia responde a Marrocos e Israel com exercícios militares com Rússia
Notícias ao Minuto

15:42 - 15/11/22 por Lusa

Mundo Argélia

A operação, intitulada "Desert Shield 2022" ("Escudo do Deserto 2022"), prolongar-se-ão até 28 deste mês, com Moscovo a garantir que se trata de uma "atividade de rotina" que "não é dirigida contra terceiros", tal como indicou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, num comunicado.

O envolvimento da Rússia em exercícios militares conjuntos com a Argélia não é alheio aos acordos assinados há cerca de dois anos entre Marrocos e Israel, sabendo-se das profundas divergências reinantes entre Rabat e Argel, nomeadamente com o apoio argelino à autodeterminação do Saara Ocidental, cuja sede do movimento de libertação, Frente Polisário, se situa em Tindouf, centro oeste do país.

Observadores citados hoje pelo diário argelino Asharq Al-Awsat avançaram com essa mesma ideia, sublinhando que a escolha do local pela Argélia tem um significado "político e estratégico", uma vez que as operações constituem "uma resposta" aos exercícios militares "Leão Africano", realizados em Marrocos em junho e que causaram alvoroço em Argel devido à participação de Israel.

Segundo a agência noticiosa russa TASS, os segundos exercícios militares conjuntos -- os primeiros realizaram-se em outubro de 2021 na Ossétia do Norte -- contam com a participação de 80 militares de unidades de infantaria russa estacionadas no norte do Cáucaso, associadas ao Distrito Militar do Sul da Rússia, e outros tantos soldados argelinos, envolvendo também unidades de paraquedistas. 

A programação do Distrito Militar do Sul até ao final de 2022 ainda inclui exercícios conjuntos com as forças armadas do Egito, Cazaquistão e Paquistão.

Os exercícios decorrerão no campo de testes de Hammaguir, criado ainda no período colonial pelo exército francês para instalar rampas de lançamento de mísseis e de foguetes, que só viria a ser devolvido à Argélia em julho de 1967, cinco anos depois da independência argelina, proclamada a 05 de julho de 1962.

"Os exercícios de contraterrorismo são uma atividade de rotina baseada no programa aprovado pela nossa parceria militar com a Argélia", afirmou Maria Zakharova no comunicado.

"Tal como qualquer outro exercício militar em que a Rússia participa, não é direcionado contra terceiros", insistiu a porta-voz russa, sem se referir ao atual conflito na Ucrânia.

O portal argelino Mena Defense, administrado pelo especialista argelino em assuntos de segurança Akram Kharief, indicou que o tipo de exercícios conduzidos pelos paraquedistas argelinos e russos será somente de cariz "tático".

A Argélia não emitiu nenhuma declaração oficial sobre os exercícios.

Leia Também: Argélia condena atentado em Istambul "nos termos mais enérgicos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório