Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

NATO garante compromisso com estabilidade dos Balcãs Ocidentais

A NATO reiterou hoje o seu compromisso com a estabilidade de todos os Balcãs Ocidentais, durante uma visita do secretário-geral adjunto da Aliança Atlântica para os Assuntos Políticos e de Segurança, Javier Colomina, à Servia e Bósnia-Herzegovina.

NATO garante compromisso com estabilidade dos Balcãs Ocidentais
Notícias ao Minuto

23:41 - 14/11/22 por Lusa

Mundo NATO

Na Sérvia, Javier Colomina reuniu-se com os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, Ivica Davic e Milos Vucevic, respetivamente, onde sublinhou a relação "duradoura e mutuamente benéfica" com a NATO "em diferentes domínios de cooperação".

O dirigente salientou também o "total respeito" da NATO "pela política sérvia de neutralidade militar", salientou a organização em comunicado.

Por outro lado, o representante da Aliança Atlântica destacou na Sérvia o compromisso da organização com a estabilidade nos Balcãs Ocidentais e a importância da região para a organização.

Colomina enfatizou ainda "à luz da situação atual no norte de Kosovo" o papel "estabilizador" desempenhado pela missão da NATO no Kosovo (KFOR) para "garantir um ambiente seguro e liberdade de movimento para todas as comunidades" que ali vivem.

Da mesma forma, explicou aos seus interlocutores o novo Conceito Estratégico da NATO.

Na Bósnia, Colomina reuniu-se, entre outros, com o Presidente rotativo Sefik Dzaferovic, e com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Josip Brkic, a quem expressou as boas-vindas da NATO à adoção dos programas de reforma do país de 2021 e 2022 com vista a "reforçar a cooperação com a Aliança".

Também manifestou a satisfação da organização transatlântica pela recente extensão da missão militar da União Europeia na Bósnia-Herzegovina (EUFOR Althea), que supervisiona o acordo de paz que pôs fim à guerra civil no país.

Javier Colomina reiterou ainda o "forte compromisso" da NATO com a soberania e integridade territorial da Bósnia-Herzegovina, bem como com as suas estruturas estatais, que "continuam a ser cruciais para uma segurança e estabilidade duradouras na região".

Leia Também: Israel confirma investigação dos EUA à morte da jornalista Abu Akleh

Recomendados para si

;
Campo obrigatório