França homenageou, no domingo, as vítimas dos atentados de 13 de novembro em Paris. Os ataques, levados a cabo na sala de espetáculos Bataclan e nas proximidades do Stade de France, provocaram 137 mortos - sete dos quais terroristas - e mais de 350 feridos.
As cerimónias - cujas imagens pode ver na galeria acima - contaram com a presença da primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, da autarca de Paris, Anne Hidalgo, e de familiares e amigos das vítimas.
Segundo a imprensa francesa, os nomes das vítimas mortais foram pronunciados, seguindo-se um minuto de silêncio.
Na rede social Twitter, Borne partilhou imagens das homenagens e frisou: “A República atingida há sete anos pelo terrorismo islâmico está de pé. Nunca esquecerá”.
La République frappée il y a 7 ans par le terrorisme islamiste est debout.
— Élisabeth BORNE (@Elisabeth_Borne) November 13, 2022
Elle n'oubliera jamais les siens. pic.twitter.com/O2HtFtvdaL
O sétimo aniversário dos ataques de Paris ficou marcado por um outro ataque terrorista na cidade de Istambul, na Turquia, que provocou pelo menos seis mortos e mais de 80 feridos.
O presidente de França, Emmanuel Macron, condenou o ataque e afirmou que os franceses “compartilham a dor” do povo turco. “Neste dia tão simbólico para nossa nação, enquanto pensamos nas vítimas de 13 de novembro de 2015, o povo turco é atingido por um ataque no coração, Istambul. Aos turcos: compartilhamos a vossa dor. Estamos com vocês na luta contra o terrorismo”.
En ce jour si symbolique pour notre Nation, alors que nous pensons aux victimes tombées le 13 novembre 2015, le peuple turc est frappé par un attentat en son cœur, Istanbul. Aux Turcs : nous partageons votre peine. Nous nous tenons à vos côtés dans la lutte contre le terrorisme.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) November 13, 2022
O único membro vivo do grupo terrorista responsável pelo ataque, Salah Abdeslam, de 32 anos, foi condenado a prisão perpétua pelo Tribunal Especial de Paris.
Leia Também: Argélia condena atentado em Istambul "nos termos mais enérgicos"