Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente eleita da Eslovénia quer diálogo "entre todos os eslovenos"

A advogada Natasa Pirc Musar, que venceu hoje as eleições presidenciais na Eslovénia, afirmou que a sua primeira tarefa será a de promover o diálogo "entre todos eslovenos" num país dividido entre a esquerda e direita.

Presidente eleita da Eslovénia quer diálogo "entre todos os eslovenos"
Notícias ao Minuto

21:43 - 13/11/22 por Lusa

Mundo Eslovénia

"A minha primeira tarefa será abrir o diálogo entre todos os eslovenos", salientou a Pirc Musar, a primeira mulher eleita para a Presidência da República no país membro da União Europeia com cerca de 2,1 milhões de habitantes.

Com quase todos os votos contados nesta segunda volta das eleições, Natasa Pirc Musar, 54 anos e apoiada pelo centro-esquerda, obteve 54% dos votos, enquanto o conservador e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Anze Logar, alcançou 46%.

Na primeira volta, realizada há três semanas, Logar obteve 34% dos votos e Pirc Musar 27%.

"Em eleições democráticas, os eslovenos mostraram que tipo de país querem", afirmou a Presidente eleita, ao salientar que ao longo da sua vida defendeu os valores "da democracia, dos direitos humanos e da tolerância".

Anze Logar já admitiu a derrota no sufrágio de hoje e disse esperar que Pirc Musar "cumpra todas as promessas" que fez durante a campanha.

Pirc Musar vai suceder ao Presidente Borut Pahor, um político centrista que já cumpriu os dois mandatos como chefe de Estado.

Depois de estudar direito em Ljubljana, Pirc Musar trabalhou cerca de uma década como jornalista e apresentadora do principal noticiário da televisão pública eslovena e é especialista em proteção de dados e acesso a informações públicas.

Após o doutoramento em Direito pela Universidade de Viena em 2015, o seu escritório de advocacia rapidamente se tornou um dos mais prestigiados do país, contando, entre os seus clientes, com Melania Trump, a esposa eslovena do ex-Presidente dos EUA, Donald Trump.

Leia Também: Conservador Logar ganha primeira volta das presidenciais na Eslovénia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório