Israel vai tomar "qualquer acção necessária" para defender a população

Israel vai tomar "qualquer acção necessária" para defender a população civil dos projécteis disparados da Faixa de Gaza, declarou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, no segundo dia de uma vasta operação militar israelita contra grupos armados do território palestiniano.

Israel vai tomar "qualquer acção necessária" para defender a população

© Lusa

Lusa
15/11/2012 16:59 ‧ 15/11/2012 por Lusa

Mundo

Gaza

O exército está pronto a "alargar significativamente a operação" em Gaza. Netanyahu garantiu que a aviação israelita provocou "danos importantes nos locais de lançamento de projécteis 'Fajr-5' que visam Telavive, a região circundante de Dan e mais a norte".

Os projécteis 'Fajr-5', de fabrico iraniano, tem um alcance máximo de 75 quilómetros.

A porta-voz do exército israelita, Avital Leibovich, tinha declarado à agência noticiosa francesa AFP que "os locais de projécteis Fajr-5 do Hamas foram seriamente atingidos, tal como instalações de produção de armamento e depósitos de armas".

As "Brigadas Ezzedine al-Qassam", o ramo armado do Hamas, no poder em Gaza, reivindicaram o lançamentos de pelo menos 100 projécteis contra Israel, ao afirmar ter visado Telavive, mas o exército israelita desmentiu qualquer disparo dirigido à cidade israelita.

Ao todo, 15 palestinianos morreram e pelo menos 150 ficaram feridos desde o início da operação israelita, desencadeada na quarta-feira com um ataque aéreo que matou o chefe das operações militares do Hamas, Ahmad Jaabari, de acordo com fontes médicas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas