Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Zelensky sobre reconquista de Kherson: "Hoje é um dia histórico"

O líder do executivo garantiu ainda que "a Ucrânia regressa sempre aos seus".

O presidente da Ucrânia partilhou, esta sexta-feira, um vídeo no qual se consegue ver os festejos dos ucranianos face à reconquista da região de Kherson, hoje anunciada.

"O nosso povo. Nosso. Kherson", escreve Volodymyr Zelensky numa mensagem partilhada no Telegram, e acompanhada por três emoji da bandeira ucraniana.

Na rede social, o líder ucraniano alongou-se ainda sobre este dia, em que cerca de 30 mil militares russos saíram da região, que estava controlada desde março. "Hoje é um dia histórico. Estamos a recuperar Kherson. Por agora, os nossos defensores estão nas imediações da cidade. Mas há unidades especiais que já lá estão", começou por escrever, reconhecendo que os "residentes de Kherson têm esperado".

"Nunca desistiram. A esperança na Ucrânia é sempre justificada - e a Ucrânia regressa sempre aos seus"

Zelensky sublinhou ainda que já estão a ser retirados vestígios das tropas russas do local. "Aconteceu o mesmo nas outras cidades libertadas. E o mesmo vai acontecer naquelas que ainda estão à espera do nosso regresso",  apontou.

A agência Ukrinform noticiou hoje, com a publicação de uma fotografia, que "patriotas ucranianos" içaram a bandeira da Ucrânia na Praça da Liberdade, no centro de Kherson, segundo a agência espanhola EFE.

Anteriormente, as autoridades ucranianas pediram prudência por receio de que o anúncio da retirada possa ser uma estratégia para atrair as suas tropas para uma armadilha.

Leia Também: Retirada de Kherson envolveu mais de 30.000 soldados russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório