Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

'Ocean Viking' já atracou no porto de Toulon

Embarcação com 234 migrantes resgatados no Mediterrâneo foi impedida de atracar em portos italianos.

'Ocean Viking' já atracou no porto de Toulon
Notícias ao Minuto

08:25 - 11/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Migrantes

A embarcação 'Ocean Viking', com 234 migrantes resgatados no Mediterrâneo a bordo, incluindo 57 crianças, atracou esta sexta-feira por volta das 08h50 (07h50 em Lisboa) no porto de Toulon, no sul de França.

Depois de Itália se ter negado a abrir os seus portos, o barco gerido pela organização não-governamental SOS Méditerranée manteve-se no mar durante mais de duas semanas, até que o executivo francês aceitou receber os migrantes que foram resgatados ao largo da costa da Líbia.

Na quinta-feira, o ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, tinha já revelado que a França iria acolher "a título excecional" o navio humanitário, mas não sem uma resposta à 'nega' dos italianos. Darmanin revelou que os franceses vão suspender com "efeitos imediatos" um programa que previa o acolhimento de 3.500 refugiados. "O governo italiano é quem perde", disse, ameaçando que "haverá consequências extremamente fortes no relacionamento bilateral".

O governo italiano recém-empossado, liderado por Georgia Meloni e formado por partidos da direita e da extrema-direita, tem feito da migração ilegal para o país uma das suas bandeiras, pretendendo colocar um travão na mesma.

Leia Também: França vai receber Ocean Viking no porto de Toulon

Recomendados para si

;
Campo obrigatório