Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Papa aceita renúncia de bispo que se apropriou de 128 mil euros de idosa

Mulher tinha demência.

Papa aceita renúncia de bispo que se apropriou de 128 mil euros de idosa
Notícias ao Minuto

08:12 - 10/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Vaticano

O Papa Francisco aceitou a renúncia ao cargo de um bispo auxiliar da diocese de Aachen, na Alemanha, condenado por se apropriar de 128 mil euros de uma idosa com demência.

"O Santo Padre aceitou a renúncia do cargo de bispo auxiliar da diocese de Aachen (Alemanha), apresentada pelo arcebispo Johannes Bündgens", informou a assessoria de imprensa do Vaticano, na última terça-feira.

Segundo relata a imprensa internacional, Bündgens foi condenado a nove meses de prisão, com pena suspensa, e ao pagamento de uma multa de cerca de cinco mil euros, pela apropriação indevida de 128 mil euros de uma idosa. A mulher, com demência, terá passado uma procuração, que permitiu ao bispo transferir o dinheiro, entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018. 

O eclesiástico, de 66 anos, alegou depois que se tratava de um empréstimo e devolveu o dinheiro à família. Contudo, os familiares da vítima defenderam sempre que não acreditavam nesta justificação, tendo em conta as condições de saúde da mulher.

Bündgens foi afastado de todas as suas funções na diocese em dezembro de 2019 e, em outubro deste ano, após a sentença, o bispo de Aachen, Helmut Dieser, pediu-lhe para que submetesse a sua renúncia ao Papa.

É bom para todas as partes que o Papa tenha tomado uma decisão rápida. Pessoalmente, lamento muito que os últimos anos tenham levado a isto”, reagiu o bispo de Aachen, num comunicado recentemente divulgado. 

Johannes Bündgens havia sido nomeado bispo auxiliar de Aachen por Bento XVI, em março de 2006, tendo-se também tornado presidente da Caritas de Aacher no mesmo ano. 

Leia Também: Austrália. Hackers exigem 9,6 milhões para não publicar dados médicos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório