Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

ONU alerta para risco de tráfico humano no Bangladesh

A ONU alertou hoje que o Bangladesh "tem um risco significativo de tráfico humano", após uma visita da relatora especial sobre o tráfico de pessoas para avaliar medidas de proteção dos direitos humanos tomadas pelas autoridades.

ONU alerta para risco de tráfico humano no Bangladesh
Notícias ao Minuto

14:05 - 09/11/22 por Lusa

Mundo ONU

um país com um risco significativo de tráfico humano, trabalho forçado, exploração sexual de crianças e casamentos forçados, por isso estou interessada em ver que medidas foram tomadas", disse Siobhán Mullally numa conferência de imprensa em Daca.

Durante a sua visita de dez dias, a relatora da ONU encontrou-se com funcionários do Bangladesh e membros da sociedade civil e visitou campos de refugiados rohingya no sudeste do país, que acolhem centenas de milhares de membros desta minoria étnica perseguida em Myanmar (antiga Birmânia).

Mullally disse que pelo menos 80 pessoas rohingyas foram vítimas de tentativas de tráfico só entre julho e setembro.

Residindo em campos sobrelotados no sudeste do país desde que fugiram em 2017 da violência em Myanmar, que a ONU descreveu como uma tentativa de limpeza étnica, muitos rohingyas procuraram fugir para a Malásia em busca de melhores oportunidades.

"O tráfico é uma grave violação dos direitos humanos, precisamos de intensificar os nossos esforços para o impedir", disse Mullally, que pediu à comunidade internacional para colaborar mais.

A relatora da ONU também apelou à "identificação das pessoas em risco e garantia da sua proteção" contra as redes de tráfico humano, bem como para a "proteção das vítimas contra a reentrada no tráfico e contra o risco de represálias por parte dos traficantes".

Após esta visita oficial, será elaborado um relatório completo e apresentado pela relatora especial ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU em junho de 2023. 

O Bangladesh tem sido utilizado como ponte por traficantes de seres humanos que utilizam a Baía de Bengala e o Mar de Andamão como rota marítima para entrar noutros países do continente.

Leia Também: PM da Guiné-Bissau diz que Presidente se vai pronunciar sobre eleições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório