Quem alimentar sem-abrigo arrisca pagar multa
O presidente da Câmara de Verona, em Itália, afirma que os sem-abrigo representam “uma ameaça à saúde pública”, motivo pelo qual decidiu aplicar multas, entre 25 e 500 euros, a quem lhes der comida em espaços públicos, conta hoje a BBC.
© DR
Mundo Itália
Os sem-abrigo são “uma ameaça à saúde pública”. A afirmação pertence Flavio Tosi, presidente da Câmara de Verona, em Itália.
Neste sentido, conta esta quarta-feira a televisão BBC, decidiu multar que os alimente. Quem der comida a mendigos nos espaços públicos da cidade pode incorrer numa multa entre 25 a 500 euros.
Com esta medida, Flavio Tosi pretende garantir “a higiene” e “a imagem pública da cidade”. O autarca, eleito pelo partido de direita ‘Liga do Norte’, argumenta que em algumas praças de Verona a situação está “incontrolável” e que os mendigos são uma “ameaça à saúde pública”.
“Não podem viver num jardim público, lavar-se e fazer todas as necessidades fisiológicas mesmo ali”, afirma Flavio Tosi, citado pela BBC.
A medida está, porém, a gerar uma onda de polémica em Itália, entre políticos e, claro, associações com intervenção social que, a partir de agora, estão mais expostas às multas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com